O que é Autoliderança?
- Cristina Chagas

 - 23 de nov. de 2021
 - 2 min de leitura
 
Atualizado: 17 de dez. de 2021

Ser líder de si mesmo é um dos maiores desafios na jornada de desenvolvimento. Geralmente identificamos inúmeras estratégias e soluções para os outros, contudo não são poucas às vezes em que não conseguimos agir da mesma forma quando o desafio está em nossas mãos. E foi pensando em apoiar as pessoas nesse processo de desenvolver Autoliderança que vou trazer conteúdos sobre o tema.
Autoliderança é a capacidade de gerenciar a si mesmo, gerenciar emoções, ações e comportamentos. Certamente uma pessoa que aprendeu a ser um bom líder de si mesmo, obtém resultados positivos em todas as áreas da vida. E algumas características são importantes para quem deseja desenvolver Autoliderança, é importante aprender sobre:
A força do domínio;
A força das ações;
A força das relações.
É certo que as pessoas podem escolher uma dessas áreas para se desenvolver mais, tanto na vida pessoal quanto profissional, contudo podemos considerar que o sucesso é a combinação dessas três áreas, é dominar essas três forças.
E o que autoliderança tem a ver com proatividade?A palavra proatividade pode ser definida como "tomar a iniciativa de executar algo", contudo isso é muito pouco para definir o que é ser uma mulher que age com proatividade. Autoliderança necessita de ações proativas. E agir com proatividade implica em nós a consciência a respeito da responsabilidade por nossas próprias vidas. Nosso comportamento é proporcional às decisões que tomamos e às escolhas de vida que fazemos. E podemos dizer que ter responsabilidade é ser uma pessoa proativa, porque pessoas proativas estão acostumadas a ter responsabilidades em suas mãos e não terceirizam a culpa por seus comportamentos e posturas a circunstâncias externas, condições ou condicionamentos baseados em sentimentos. Autoliderança acontece quando entendemos qual é nosso papel de responsabilidade na vida que escolhemos viver. Seus sonhos e objetivos de vida terão mais chances de se realizar quando você compreender Diva que tu és a única responsável por tornar isso realidade.
Ao contrário das pessoas proativas as pessoas reativas são muito afetadas pelo ambiente físico em que se encontram. Mudam de atitude e postura que acordo com que acontece no ambiente externo. Os reativos também são afetados pelo ambiente social e pela forma como é tratado pelos outros, quando as pessoas as tratam bem e se sentem valorizadas, quando ocorre o oposto, elas apresentam uma postura na defensiva ou mesmo protetora. As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle. São incapazes de subordinar um impulso a um valor porque isso é uma característica mais comum das pessoas proativas, eles sim são guiados por seus valores cuidadosamente pensados selecionados e interiorizados.
É preciso refletir diariamente que posturas escolhemos ter, seremos pessoas proativas ou reativas? Quais comportamentos estão sinalizando que você tem uma postura reativa? Se esta postura tem prejudicado a sua vida, então é hora de mudar.
Escrito por:
Cristina Chagas
Analista Comportamental e Coach, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento, Bacharel em Biblioteconomia, Palestrante da área de Desenvolvimento Pessoal.







Comentários