Como a motivação influencia o crescimento da sua empresa?
- Cristina Chagas

 - 10 de dez. de 2021
 - 3 min de leitura
 

Atualmente a motivação vem sendo muito questionada dentro das organizações, não só pelos encarregados de recursos humanos, mas também como diferencial competitivo para as organizações. O maior desafio para os administradores não é gerir capital, e sim pessoas. O gerenciamento adequado da inteligência das organizações implica em excelentes resultados, uma vez que o capital depende da força humana, logo, entende-se que o foco principal das empresas precisa estar voltado para os recursos humanos em que reside o diferencial, são estes que fazem qualquer organização.
A motivação é dada por meio de forças impulsionadoras, onde um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. Especialmente nas pequenas empresas, a falta de gestores voltados para seus recursos humanos, tem dificultado o crescimento e o sucesso das mesmas. Tal situação permite que as grandes organizações ocupem parte significativa do mercado e, consequentemente agregam os melhores profissionais. As empresas quando bem geridas, tornam-se o diferencial que alavanca bons resultados e prosperidade para o empregador e empregado, pois para que as pessoas deem o máximo de si, é necessário que estejam motivadas e satisfeitas com o trabalho que desempenham, deste modo, irão desenvolver com melhor qualidade suas atividades e perseguirá objetivos com maior eficácia.É fundamental que as organizações entendam o conceito de motivação e identifique os aspectos motivacionais, além dos pontos negativos que podem influenciar no ambiente de trabalho, buscando novos recursos e estratégias de melhoria nesse quesito.
O conceito de motivação nos remete a algo que desperte interesse, bem como um fator que determina o comportamento. A literatura ressalta que pode ser considerada motivação, tudo aquilo que impulsiona o ser humano a agir de determinada forma, tudo o que origina determinado tipo de comportamento. A relação entre motivação e trabalho é algo complexo nos dias atuais, dentro das organizações. Em virtude dos baixos salários, condições de trabalho precárias, desvalorização da mão-de-obra qualificada, ausência de planos de cargos e salários e outros fatores, a maioria das pessoas exerce suas funções mais sobre pressão do que com motivação.
Aos poucos, essa pressão no trabalho, aliada aos itens citados, torna o ambiente um tanto quanto desmotivador. O efeito dominó está neste ponto, uma vez que o funcionário desmotivado não irá se desempenhar sua atividade com a mesma qualidade e presteza, se estivesse motivado. Com a queda no nível de desempenho de seus colaboradores, a empresa é prejudicada desde problemas financeiros, de relacionamento interpessoal, relacionamento com clientes e outros. A desmotivação é o resultado de inúmeros pontos negativos e tais fatores irão implicar de alguma forma, em redução do capital financeiro das organizações, bem como outros efeitos negativos. Neste ponto surgem alguns questionamentos: Quais são as ações que motivam e desmotivam pessoas nas organizações? A motivação é importante para a relação trabalho e pessoas? Existem procedimentos que podem ser utilizados para motivar pessoas nas empresas? Quais os impactos da desmotivação no relacionamento interpessoal?
A satisfação do colaborador no ambiente de trabalho vem se tornando uma exigência às organizações bem sucedidas. Assim, as empresas estão focando no objetivo de criar um ambiente corporativo e agradável, oferecendo, portanto uma série de benefícios sociais e financeiros e investindo na motivação e no comprometimento de sua mão de obra, por meio dos conceitos de qualidade de vida no trabalho. Pode-se considerar que funcionários motivados irão desempenhar suas funções com grande presteza e consequentemente, a organização obterá resultados positivos com profissionais capacitados e motivados.
É importante ressaltar que a competitividade entre as empresas se evidencia com a aplicação de processos motivacionais, pois entende-se que organizações que se preocupam em aplicar mecanismos de motivação, terão bons resultados no desempenho de seus colaboradores, desta forma estarão sempre à frente das demais instituições.
Escrito por:
Cristina Chagas
Analista Comportamental e Coach, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento, Bacharel em Biblioteconomia, Palestrante da área de Desenvolvimento Pessoal.







Comentários